the baltucz - letters (2009)


letters, disco inédito da banda pode ser baixado gratuitamente pelo site bandcamp. em breve uma entrevista com baltucz e xícara sobre este disco que terá lançamento oficial aqui no blog fritzlounge em primeiro de novembro. para acessar o disco clique na figura acima.

the baltucz band - movimentos (2009)


Provavelmente o disco que mais demorou para a banda finalizar, "movimentos" é um disco basicamente de rock. baltucz o guitarrista da banda nos dá algumas dicas sobre como foi o processo de gravação e os motivos do atraso para o lançamento.

fritzlounge: movimentos foi anunciado desde o ano passado, o que contribuiu para a demora deste disco?

baltucz: primeiro foi o processo seletivo das músicas, o disco estava praticamente pronto e quando o ouvimos parecia outra coisa, não gostamos do resultado e voltamos a gravar. tivemos a intenção de vendê-lo pelo blog da banda, mas achamos melhor disponibilizar mais este álbum.

fritzlounge: este ano foi repleto de lançamentos da banda, quase todos em diferentes estilos, alguns com abordagem abstract e noise. como explicar isso a todos os que escutam o som de vocês?

baltucz: em outra entrevista falamos sobre as diversas abordagens da banda, acho que para não entrarmos em questões quase que filosóficas (risos) é melhor dizer que gostamos de variar. Eu mesmo nunca escutei um estilo só de música e acho que ninguém escuta.

fritzlounge: soube que "movimentos" tem gravações antigas também...

baltucz: a abertura do disco, foi composta antes da formação da banda... a gravação que usamos é a primeira que fiz. o disco inteiro está cheio de antigas ideias. por isso acho que este disco é um tanto especial para mim.

fritzlounge: a música chamada "the baltucz band" que também aparece neste disco foi composta quando?

baltucz: foi durante a gravação no ano passado. estávamos, eu e xícara, tocando alguma coisa próxima com a melodia da música e então começamos a brincar cantando junto o nome da banda, o engraçado é que parecia fazer muito sentido colocar uma letra nesta música, mas depois ficou óbvio até demais, então mantivemos apenas o nome.

fritzlounge: quando diz que foi ano passado... o que a banda gravou deste disco este ano?

baltucz: no início do ano foi quando gravamos parte do material, isso foi até junho eu acho. "tênis velho sujo" que é outra música que gosto, gravamos entre maio e junho. mas mesmo as que já estavam prontas para entrar no disco mudamos alguma coisa... é sempre assim (risos).

fritzlounge: sobre a capa do disco... é algum teatro que existe mesmo?

baltucz: não é exatamente um teatro que exista, mas penso muito em tocar no tac, aqui em florianópolis. vi muitos shows que me marcaram neste teatro, no ano de 2007, quando a produtora polifönica estava na ativa e trazendo músicos ótimos para cá. constantina, colorir e ruído/mm foram algumas bandas que vi.

fritzlounge: sobre a comercialização de discos e o futuro da banda...

baltucz: que comercialização (risos) ?!? a banda está dando um tempo nas gravações por enquanto, xícara está envolvido num projeto paralelo e eu vou lançar um projeto solo ano que vêm. depois de quase três anos gravando sem parar, é bom respirar um pouco.

fritzlounge: finalizando com mais algumas palavras...

baltucz: movimentos é um disco que me marcou por causa do processo de criação. espero que gostem deste disco como eu gostei de ter gravado junto com xícara.

a banda segue com seus projetos paralelos sem data ainda para lançamento. os lançamentos dos discos da banda continuam até o final do ano, não se sabe exatamente quantos discos a banda irá disponibilizar.

fritzlounge

the baltucz band - movimentos (2009)
gênero: rock, shoegaze, indie, instrumental, ambient, noise
link pelo mediafire: movimentos (2009)

the baltucz band - nuvem (2009)

"nuvem, é um disco que contém um pouco de tudo o que a banda provou nesses dois anos de existência. o 'ambient' que está presente em quase todas as composições, é uma fase descrita por baltucz, o guitarrista da banda, como de experimentação irreal e abstracionista. nuvem também é a passagem para os discos mais abstratos que a banda trabalhou. sendo a inexistência e o efêmero temas abordados neste e em outros discos"

fritzlounge

link: the baltucz band - nuvem (2009)

the baltucz band - improvisos (2009)


gênero: abstract, noise, avant-garde, improvisation.

link: the baltucz band - improvisos (2009)

2018

soundcloud.com/baltucz

Popular Posts