the baltucz band - to float (2010)


the baltucz band - to float

inverno de 2009. a banda do gato xícara gravou inúmeras músicas que ficaram guardadas ou sofreram um processo de seleção para serem editadas e incluidas num disco que antecede uma pausa nas atividades. baltucz falou um pouco sobre este disco e os motivos que levaram a banda a tirar umas férias:

fritzlounge: este disco foi gravado ano passado. a maioria dos discos da banda ficam guardados até serem lançados...

baltucz: é natural. xícara é perfeccionista e quer escutar tudo antes de lançar oficialmente. já escutei este disco muitas e muitas vezes antes do lançamento, xícara queria fazer algumas modificações, mas eu o convenci que seria melhor deixar do jeito que está.

fritzlounge: este disco parece ainda com o disco "the swan" e "letters". algum motivo para a sonoridade ser parecida, definiram um estilo para a banda?

baltucz: este disco foi gravado na mesma época, só isso. não definimos um estilo e se o fizemos, pode nos prender por isso...

fritzlounge: a banda está gravando algum material novo este ano?

baltucz: não. este ano estou escrevendo algumas coisas, além de estar envolvido em outros projetos. xícara também tem os seus. ele estava escalando um time de primeira para formar uma banda maior, mas paramos os ensaios ainda no começo do ano. estou preparando material e acredito que até o ano que vem lanço um disco com nova banda.

frizlounge: então a banda está em férias ou ...?

baltucz: não sei ao certo, não tenho falado muito com xícara sobre isso. tenho certeza de que ele irá reunir a banda quando tiver vontade. não posso forçar ele a tocar.

fritzlounge: tem algum nome para o seu projeto?

baltucz: tenho, se chama Kingsway Mall, e é um pouco diferente do que gravei com xícara porque estou compondo e toco outros instrumentos, não só a guitarra.

fritzlounge: alguma música pronta?

baltucz: ainda estou escrevendo, cheguei a gravar alguma coisa, mas são só esboços.

fritzlounge: voltando um pouco ao disco.

baltucz: duas das músicas que gravamos em to float, são minhas: gentle e just. as outras são de autoria de xícara. o processo de gravação durou cerca de uma semana, para finalizarmos demorou muito mais.

fritzlounge: nota-se que este disco não tem muitos efeitos, são poucos layers... isso foi intencional na hora de editar?

baltucz: sim. acho que a única música que usamos algum recurso extra foi enter, com um efeito na bateria. gosto de gravar pensando em como vou editar, mas nesse caso, gravamos tudo e depois pensamos que seria interessante deixar mais cru e com menos efeitos. uma curiosidade sobre as gravações: uma noite depois de quase encerrarmos as gravações, xícara bateu com as baquetas contra um amplificador, o som ficou estranho, e disso nasceu sleep, gravamos nessa mesma noite. algumas outras músicas nasceram em lugares inusitados, mas é uma pena que não tenhamos escrito ou registrado como aconteceram.

fritzlounge: mais algum disco a ser lançado antes da reunião da banda novamente?

baltucz: talvez. temos alguns discos prontos mas que ficaram na gaveta. muitas gravações são experimentais demais e acho que vamos segurar para lançar. acho que este ano lançamos mais um ou dois...

a banda segue em férias, sem previsão de retorno. xícara não se pronunciou sobre a declaração de baltucz. baltucz afirmou que a banda não acabou e que não há nenhuma mágoa entre ele e xícara.

link: the baltucz band - to float (2010)

2018

soundcloud.com/baltucz

Popular Posts