The Baltucz Band Grava Novo Trabalho...

É com grande alegria dos integrantes desta intrépida banda que posto aqui hoje uma entrevista exclusiva. Figuras não tão carimbadas da cena de Florianópolis - SC estão em produção de seu mais novo trabalho nas dependências da Pirata Records, selo do qual se orgulham em fazer parte. Depois de doze discos gravados e pirateados, como dizem, a banda entrou para gravar novas faixas de seu novo álbum, ainda sem título. O front man da banda, Sr. Baltucz, deu algumas palavras sobre o caminho que o levou até seu décimo terceiro trabalho:

Fritzlounge: - Como é para o senhor gravar doze discos em apenas um ano de banda?

Baltucz: - É muito legal poder gravar tanto assim, um luxo para músicos desconhecidos do grande público. Creio que, mais que um luxo, é a confiança da gravadora que apóia nosso trabalho.

Fritzlounge: - E vocês já tinham todas as músicas em demo para chegar a mais de cem músicas num período tão curto?

Baltucz: - Pois então, eu e Xícara tínhamos apenas muita vontade de fazer músicas, eu tinha apenas um violão velho, o qual ainda uso para compor, mas nada gravado...

Fritzlounge: - E como se promove 12 discos em um ano e sem shows ao vivo?

Baltucz: - Isso é bem difícil, gravamos tudo porque não tínhamos um limite de tempo no estúdio, principalmente porque gravamos tudo em casa. Quanto à distribuição e promoção, creio que aí é que está o grande problema: disponibilizamos parte da nossa discografia no blog pois sabíamos que não adiantava segurar os discos para lançar ano após ano...demoraria mais de uma década, estamos com a idéia de fazer um pen-drive com os discos, além disso temos outras mídias para tentar aproveitar a comercialização...

Fritzlounge: - Conte-nos como é banda e sua formação...

Baltucz: - A idéia da banda surgiu do próprio Xícara, que é meu gato de estimação. As composições em geral partem dele, eu sou apenas mero coadjuvante na autoria e execução. A banda se formou no ano de 2007 depois de tentarmos espaço nas charges, onde vi que era praticamente impossível competir com um certo personagem que tem um gato de estimação que gosta de café e lasanha... Comecei a tocar algumas das composições que Xícara havia riscado no assoalho com suas garras, é bom lembrar também ele tocava muito meu violão nesta época, mas como gastava muito as unhas ele preferiu me dar esta função!

Fritzlounge: - O que há neste novo trabalho que se possa falar?

Baltucz: - Essas músicas são misturas que fizemos com ritmos variados, mas no final mudamos algumas coisas, arranjos e o tempo, acabou que nos vimos com um disco mais avant-garde que os outros, tanto que temos faixas para um disco duplo, mas ainda não sabemos quando vamos lançar, talvez no início do ano que vem! A arte ainda não está pronta...tenho que fazer um brainstorm com Xícara para decidir que cara vai ter este novo trabalho!

Fritzlounge: - Nos seus discos os créditos são seus e para Xícara, inclusive a arte...

Baltucz: - É, Xícara é muito sensível e não gosta de entrevistas nem de aparecer muito, as ideias geralmente são dele, eu só executo, muito porque eu sou designer e ilustrador... ele fica me vigiando fumando cigarros compulsivamente e bebendo café...(risos)

Fritzlounge: - Como Xícara está aqui hoje, junto do senhor, quero aproveitar e fazer uma pergunta a ele... Por que um gato tem o nome de "Xícara"?

Xícara:
- Meau!!!

Baltucz: - Ele é muito sensível com isso... sem comentários (risos)

Fritzlounge: - Quais são os planos para o futuro da banda?

Baltucz: - Acho que em breve um vídeo será produzido, mas não é certo... ainda bem que não ganho a vida com música, seria desgastante tentar vender músicas pela internet e fazer shows, fazemos música porque gostamos e estamos tentando colocar coisas para o público, muitas pessoas acham nosso som retrô, eu acho também, mas há muito mais coisas dentro desta proposta. Hoje é possível fazer música sem ter instrumentos verdadeiros, só com programas... O myspace é um fenômeno para músicos independentes... os meios mudaram e estão mudando a cada dia... É muito legal saber que em lugares longínquos estão fazendo músicas que podem tocar num computador do outro lado do planeta ou dentro de um ônibus ou metrô num aparelho de mp3 de alguém! Queremos fazer música não pela diversão, mas para ser ouvida por todos e para ser deixada como herança para os que vierem depois. Acho que a banda pode durar muito ainda, temos muito ainda a dizer, talvez quem sabe mais 13 discos até o próximo ano! (risos)

Fritzlounge: - Muito obrigado por essa entrevista e a presença. E parabéns ao senhor e Xícara pelo trabalho!

Baltucz: - Eu é que agradeço pela chance de falar um pouco sobre a banda e pelo espaço dedicado. Em breve o novo álbum vai estar rolando por aí, espero que gostem! Para informações sobre a banda temos um e-mail que é thebaltuczband@gmail.com e a página no myspace que é http://www.myspace.com/thebaltuczband!

Xícara: - Meauu!

2018

soundcloud.com/baltucz

Popular Posts